Projetos Experimentais em Espacialidades Escolares em Presidente Prudente
A arte é um dos melhores meios de aprender e perceber o meio. Ela faz com que o ser humano relacione-se com o universo e consigo mesmo. A percepção sensibiliza o ser humano e o processo artístico capacita o como ser sensível.
Neste sentido, promover atividades junto aos conteúdos teóricos escolares é benéfico, pois instiga a criatividade. Crianças com um aprendizado que parte deste pressuposto, mesmo que conciliado com o método 'apostilado' atual, se tornarão adultos capazes de pensar por si mesmos, de propor novas ideias.
Gardner (1999) afirma que atividades sociais voltadas à arte desencadeiam um processo de conversão das diferenças de preferências individuais em metas aliadas. A ‘formação de imagem’ é um processo individual artístico, que compartilhado em grupo, conscientiza na elaboração do problema em escala ampla.
O ambiente escolar é composto de vários elementos: alunos, professores, funcionários, pais, comunidade escolar, material didático e a própria arquitetura da escola. A qualidade deste ambiente depende da complexa relação destes agentes que afetam ensino e aprendizagem.
Kowaltowski (2011) afirma que nos últimos dez anos, o projeto e a construção desses edifícios tem se dado em terrenos compactos e sem diferenciações programáticas para atendimento aos anseios de comunidades diversificadas e por tudo isto, raramente apresentam ambientes instigantes para o aprendizado ou áreas livres para experimentações lúdicas.
Mesmo que a arquitetura das escolas esteja sujeita a uma transformação contínua em função do desenvolvimento da própria pedagogia, demonstrando a intrínseca relação entre elas, o espaço ainda é deficiente e desinteressante.
Assim, este projeto busca criar novas espacialidades no ambiente escolar. Visa levar o aprendizado por meio da arte à sala de aula e aproximar os estudantes dos vários âmbitos da arquitetura, compostos por elementos que os rodeiam, mas que passam despercebidos.
Práticas Criativas
Local:
Escola Municipal Professor Ocyr Azevedo
Equipe:
Vitória Pieri; Maurício Abe; Anne da Paz; Beatriz Takahashi; Camilla Vila; Gabriela Ueda; Sara Carmo
Percepções Espaciais
Local:
Escola Municipal Doutor João Franco de Godoy
Equipe:
Vitória Pieri; Maurício Abe; Anne da Paz; Beatriz Takahashi; Camilla Vila; Fernanda Komuro; Talita Gomes; Renan Koga; Ygor Melo