Monumento aos 100 anos da Fundação de Presidente Prudente
A Estrada Boiadeira norteava a passagem, enquanto a Sorocabana abria o caminho para o seu desenvolvimento. Entreposto importante do Oeste Paulista, dividido por arruamentos, de onde surgiram avenidas e agora perpassam rodovias. A terra, o dormente e o asfalto delinearam o espaço da cidade. O ímpeto humano em fundar, criar raízes e imprimir seu próprio sinal deixou marcas no tempo e configurou a cultura ímpar do lugar, desde Marcondes e Goulart.
Nesse espaço-tempo, uma dialogia em movimento orientou sua evolução.
Erguemos uma estrutura longilínea de 11 metros de altura, com 33 orifícios em suas 3 faces (99 ao todo). Essa construção representa uma ação transformadora da paisagem. Simboliza a presença de um espaço-tempo em movimento. Tríade concebida em planta, corte e elevação. Triangulação entre o passado, o presente e o futuro, também representada pelo orifício maior, de onde emana a luz que distende ao infinito em seu cume.
Chapas de aço corten sustentadas por treliça metálica na vertical; tal como uma pedra em 90º, um totem, um menir. Um obelisco que evoca o tempo zero, ao mesmo tempo em que se lança à eternidade: “Monumento aos 100 anos de Presidente Prudente".