top of page

Concurso HYP cup 2014 - UIA (Union International des Architectes)

Alunos:

Luccas Pinheiro Pereira

Maurício Keiti Abe

Yanne Nigro Torres

Ygor Santos Melo

 

Orientador:

Prof. Dr. Evandro Fiorin

 

Tema do Concurso: Arquitetura em Transformação - "A cidade inesperada"

 

Link do Concurso: http://hypcup2014.uedmagazine.net/Eg_index.html

 

 

PLACA-PET - DESIGN DE MOBILIÁRIO URBANO: REDEFININDO O "ESPAÇO LIXO"

 

     A concepção do nosso projeto nasce da necessidade. Deriva da urgência de uma cidade sustentável, da escassez de espaços públicos com qualidade, da vontade das pessoas e da obrigatoriedade das expressões artísticas.

     Milhares de toneladas todos os dias, centenas de milhares de toneladas todos os meses e bilhares de toneladas de garrafas PET são consumidas todos os anos no mundo. O consumo irracional - reflexo da atual ideologia de mercado - acompanhado do descarte inadequado do material acarreta na degeneração da qualidade do espaço, prejudicando o potencial do ambiente. Com o objetivo de amenizar a quantidade de garrafas PET que poluem as cidades e incentivar a sustentabilidade, decidimos que a matéria prima para o nosso projeto seria o PET (Politereftalato de etileno) reciclado. Uma proposta incorporada a partir de um polímero tão prejudicial ao meio ambiente, e que retorna, não mais como um produto a ser consumido, mas como um instrumento que amplia a qualidade de vida citadina.

     A situação escolhida foi o Elevado Costa e Silva, que é uma conhecida via expressa apelidada de "Minhocão" devido a sua estrutura que serpenteia parte da cidade de São Paulo, interligando as regiões leste e oeste. Em razão do lamentável planejamento de seu projeto, pode ser considerado um dos grandes erros urbanísticos da metrópole paulistana; a proximidade de seu corpo com os prédios adjacentes, que em alguns casos distam 3m, cria um ambiente asfixiante para a região. Sua monumental presença em concreto armado, o barulho dos automóveis e a emissão de gases tóxicos poluem visual, sonora e olfativamente o ambiente. Lido como um dispositivo multifacetado, palco de visões contrastantes, absorve duas vidas: de um lado o carro, a via expressa de tráfego carregado, ligação arterial que desafoga o trânsito ao longo da semana; do outro o pedestre, área de lazer derivada da carência de espaços públicos, transformando-se em um cenário gigantesco para diversos movimentos artísticos, aos sábados e domingos, quando o Elevado é fechado; para os moradores do entorno, a transformação que ocorre nestes dias é um respiro. Entretanto, assim como em toda grande metrópole, o piso, que permite o fluxo e a folga, representa um teto para milhares de moradores de rua, muitos dos quais são catadores. Ou seja, um universo de simbólicas ironias.

      A partir da análise sócio- espacial e histórico do local buscamos criar um projeto que não agredisse ainda mais a área do Minhocão, entretanto que se harmonizasse ao quadro já existente, de uma maneira que realçasse o seu potencial e que permitisse a vivência do espaço em sua forma mais positiva. Uma intervenção que critica o cenário urbano e passível de interagir com os movimentos artísticos, limitados apenas pelo imaginário. Um design que acolhe e se adapta a todos os tipos de pessoas e eventos que uma metrópole como São Paulo tem a oferecer. Uma arquitetura concebida a partir do lixo, mas capaz de transformar o caos de uma cidade em belezas inesperadas.

 

PET-PLAQUE – URBAN MOBILE DESIGN: REDEFINING THE "JUNK SPACE"

 

           Thousands of tons every day, hundreds of thousands every month and billions of PET bottles (poly(ethylene terephthalate)) are consumed every year in the world. The irrational consumption – reflection of the current capitalist ideology and by the Free Market conspicuous consumption – and the improper discard of this material leads to public spaces degeneration, damaging the environment. Meanwhile, a large number of people, with an income lower than the world’s average, lives by collecting this material, especially in developing countries, even so, a lot of this element is discarded in the garbage, rivers and streets. So, trying to reduce the PET bottles amount that pollutes our cities, and encourages the conscious consumption, we understand that the project to an unexpected city should include the disposal of this product, capable of being collected and recycled.

           An embedded proposal from this harmful environment damaging polymer, which appears in this project as an incredible feedstock that could rise the spaces quality and city-life, producing the unexpected city. Then, we propose, at the “Minhocão” shadows – Elevado Costa e Silva Highway – in the center of São Paulo, a place where the surprise, the invention, and appropriation of the recycled PET are possible, now transformed in a multifaceted plaque (PET-PLAQUE) which can create: multiples spaces, furnitures, and whatever the people’s imagination could think and create…

 

 

 

bottom of page